20/12/2024 às 14h14min - Atualizada em 20/12/2024 às 14h14min
Prevenção à dengue: um trabalho de toda a população
86,1% dos focos estão em ambientes domiciliares
Divulgação / PBH A prevenção à dengue, zika e chikungunya é um trabalho rotineiro dos profissionais de Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte. Durante todo o ano, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorrem ruas e imóveis da cidade com o objetivo de manter as arboviroses longe da população. Mas cada indivíduo também pode e deve contribuir com esse trabalho, verificando pratinhos de plantas, latas esquecidas no quintal e tudo que pode acumular água e facilitar o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em novembro, identificou que 86,1% dos focos estão em ambientes domiciliares. E as medidas para evitar os possíveis criadouros do mosquito são simples e podem ser realizadas em uma rotina de 10 minutos, uma vez por semana:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água fechada e vedada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Eliminar garrafas e potes que não são usados;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Manter a limpeza da piscina em dia, sempre clorada.
Como solicitar vistorias?
A população também pode auxiliar na prevenção denunciando possíveis focos do Aedes Aegypti. Assim, é possível solicitar uma vistoria aos endereços de imóveis das nove regionais da cidade.
Para fazer a solicitação, basta acessar os canais da Prefeitura, como PBH APP, o Portal de Serviços ou ligar 156 e escolher a opção Prevenção e Eliminação de Focos do Mosquito Aedes Aegypti. A denúncia pode ser anônima.