Copasa é desestatizada em operação de R$ 8,38 bilhões
Cerimônia na Bolsa de Valores de São Paulo marcou a conclusão do processo; Estado mantém participação de 5%
Gil Leonardi / Imprensa MG
O Governo de Minas Gerais concluiu nesta terça-feira (16) o processo de desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A cerimônia de toque de campainha, realizada na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, marcou oficialmente o encerramento da operação, conduzida pelo governador Mateus Simões.
A oferta pública movimentou R$ 8,38 bilhões e inaugura uma nova fase para a companhia, com foco na ampliação dos investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário. A medida está alinhada ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que prevê a universalização dos serviços no país até 2033.
Grupo Equatorial assume participação de 30%As ações da Copasa foram negociadas ao preço de R$ 49,03 cada. Ao todo, foram comercializadas ações ordinárias correspondentes a 45% do capital social da companhia.
Com a conclusão da operação, o Grupo Equatorial passou a deter 30% do capital total da empresa, em um investimento de R$ 5,59 bilhões. Investidores institucionais adquiriram 10,5% da companhia, movimentando R$ 1,96 bilhão, enquanto investidores de varejo ficaram com 4,5% do capital social, totalizando R$ 838,9 milhões.
Apesar da desestatização, o Estado de Minas Gerais manteve participação de 5% na empresa e preservou uma ação especial, conhecida como golden share, que garante poder de veto em decisões estratégicas relacionadas à companhia. Também foi firmado um acordo de acionistas entre o Estado e o Grupo Equatorial para estabelecer regras de governança e acompanhamento estratégico.
>> Siga nossa página no Instagram: @vendanova.com.br
Governo afirma que tarifas permanecem sob regulaçãoDurante a cerimônia, o governador Mateus Simões destacou a valorização da companhia e os objetivos da operação.
“É uma operação de extremo sucesso do ponto de vista do mercado financeiro. A companhia foi vendida por 380% a mais do valor que tinha na véspera das eleições de 2018. E é uma operação voltada essencialmente para garantir a universalização da água e do esgoto para mais de 600 municípios mineiros”, afirmou.
O governador também ressaltou que não haverá mudanças imediatas para os consumidores. Segundo ele, as tarifas continuarão sendo reguladas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), sem alterações na formação dos preços cobrados da população.
Mateus Simões acrescentou que os municípios atendidos pela companhia terão até setembro para aderir ao novo modelo da empresa e reforçou a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população.
“Uma criança que nasce em uma comunidade com saneamento básico tem expectativa de vida oito anos maior do que aquela que nasce em uma comunidade sem saneamento. É essa melhoria que estamos promovendo”, declarou.
Processo envolveu estudos técnicos e modelagem societáriaA desestatização foi estruturada ao longo dos últimos meses e envolveu estudos técnicos, modelagem societária, procedimentos regulatórios e articulações institucionais voltadas à ampliação da capacidade de investimento da companhia e ao cumprimento das metas do marco regulatório do saneamento.
Segundo o governo estadual, o novo modelo também reflete a valorização da empresa no mercado de capitais e busca ampliar sua atratividade para investidores.
Para a presidente da Copasa, Marília Melo, o apoio dos municípios foi decisivo para o sucesso da operação.
“Esse novo capítulo da Copasa representa uma grande oportunidade para avançarmos na profissionalização da gestão. Faço também um reconhecimento aos municípios mineiros, parceiros fundamentais dessa nova etapa”, afirmou.
Já a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destacou que a operação reforça o compromisso do governo com investimentos de médio e longo prazo no setor.
“É um marco que produzirá melhorias na qualidade de vida dos mineiros por meio dos investimentos previstos para o setor de saneamento”, avaliou.
Também participaram da cerimônia a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, a secretária de Estado de Comunicação Social, Cássia Ximenes, e o secretário adjunto de Fazenda, Fábio Amaral.