05/11/2024 às 18h46min - Atualizada em 05/11/2024 às 18h46min

Banco de leite humano da Maternidade Odete Valadares necessita de doações devido ao estoque reduzido

Para doar, as mães lactantes não precisam se deslocar até o hospital. O banco de leite organiza toda a logística: a equipe vai até a casa das doadoras, levando frascos esterilizados e todo o material necessário para a coleta do leite excedente

Renato Cobucci
O banco de leite humano da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, está com o estoque baixo e faz um apelo urgente por novas doações. O leite materno arrecadado é vital para bebês prematuros e de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, que dependem desse alimento para sobreviver e se desenvolver. A situação é crítica, e o banco de leite precisa de doações para estabilizar o estoque e continuar atendendo esses recém-nascidos.

A doação é fundamental para manter a saúde e o desenvolvimento desses bebês, e apenas 1 ml de leite materno pode nutrir um prematuro em cada refeição, dependendo do peso. Essa pequena quantidade é suficiente para oferecer nutrientes e anticorpos essenciais, fortalecendo o sistema imunológico dos bebês mais vulneráveis. Graças ao trabalho da equipe do Banco de Leite Humano (BLH) e às doações das mães mineiras, centenas de bebês prematuros são salvos a cada ano.

Para doar, as mães lactantes não precisam se deslocar até o hospital. O banco de leite organiza toda a logística: a equipe vai até a casa das doadoras, levando frascos esterilizados e todo o material necessário para a coleta do leite excedente. As doadoras passam por uma triagem e recebem orientações para garantir que a coleta seja feita de maneira segura.

O banco de leite da Maternidade Odete Valadares reforça que toda contribuição é essencial. As interessadas em se tornar doadoras podem entrar em contato diretamente com a instituição para fazer o cadastro e receber todas as informações sobre o processo de doação.

Para se cadastrar, as doadoras têm três opções:
  1. Ligar para o número (31) 3298-6008;
  2. Acessar o Portal MG: Doação de Leite Humano;
  3. Baixar o MG App, selecionando as opções Saúde > Doação de Leite Humano.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vendanova.com.br/.