08/11/2024 às 14h25min - Atualizada em 08/11/2024 às 14h25min
Prefeitura realiza Dia D de prevenção à dengue e outras arboviroses neste sábado (9)
Em 2024, até o momento, foram confirmados 205.059 casos de dengue em Belo Horizonte e 124 óbitos
Aline Resende / PBH A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste sábado (9) um Dia D contra o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, com ações de prevenção em todas as nove regionais da cidade. Para repassar orientações à população e eliminar os possíveis focos do mosquito, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão realizar vistorias em imóveis residenciais. As atividades atendem a orientação da Secretaria de Estado de Saúde.
O sábado também será marcado por ações educativas junto à população, com o objetivo de ampliar os cuidados para a prevenção do mosquito. Para isso, o Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, fará a distribuição de materiais informativos de prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti. O objetivo é que, assim como os agentes, os artistas reforcem, de forma lúdica e didática, a importância do cuidado para prevenir possíveis focos.
Em 2024, até o momento, foram confirmados 205.059 casos de dengue em Belo Horizonte e 124 óbitos. Já em relação à chikungunya são 10.295 registros e 13 mortes. Não há casos de zika. A Prefeitura de Belo Horizonte reforça que é fundamental a colaboração da população para combater o mosquito e evitar novos casos na cidade.
"Quando a Prefeitura de Belo Horizonte promove ações de prevenção contra a dengue, os moradores reconhecem a importância da iniciativa. Carlos Silva, 38, do bairro Santa Mônica, afirma: 'Essas visitas são fundamentais para orientar e conscientizar. Muitas vezes, deixamos passar detalhes que podem virar foco de mosquito.' Já Ana Pereira, 42, moradora do bairro Candelária, reforça: 'É ótimo saber que o município está agindo de forma preventiva. Precisamos fazer a nossa parte e evitar a água parada em casa.”
Confira as dicas que devem ser seguidas para evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti:
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.