A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove durante o mês de agosto mutirão de limpeza nas principais vilas de Venda Nova. A ação inclui serviços de roçada, capina, varrição e remoção de resíduos como lixo, poda, entulho, pneus velhos, inservíveis e até animais mortos.
As duas primeiras vilas contempladas são a Minascaixa/Borel (Bairro Minascaixa) e a Universo/Índio (Bairro Santa Mônica). Nestes locais, os serviços foram iniciados na segunda-feira (4) e tem previsão de conclusão no sábado (9). As próximas vilas atendidas serão a Viveiros (Bairro Serra Verde), Aparecida e São João Batista (Bairro São João Batista), a Mãe dos Pobres/Santa Mônica (Bairro Piratininga) e a Apolônia (Bairro Jardim Leblon). A Ocupação Madrid, no Bairro Copacabana, também está incluída na programação.
Os serviços contarão com 57 garis e cinco caminhões. De acordo com o gerente de Limpeza Urbana de Venda Nova, Clarício Tolentino, o foco principal dos agentes de limpeza são os locais de difícil acesso, como taludes, becos e vielas. “Mesmo com os serviços de limpeza que realizamos regularmente, ainda há alguns locais nas vilas que precisam de intervenções mais específicas, especialmente para garantir a segurança dos roçadores e dos demais trabalhadores”, explica.
Ele ressalta a importância dos mutirões para os moradores. “Além de melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas, essa ação faz parte das medidas preventivas para enfrentar o período de chuva", diz.
Paralelamente ao mutirão, será realizado um trabalho de mobilização social com os moradores e lideranças das vilas. “A conscientização de todos é fundamental para a manutenção da limpeza, ajudando a evitar a proliferação de vetores de doenças e o carreamento de lixo para os córregos. Nosso objetivo é criar um ambiente mais saudável para toda a população”, finaliza Tolentino.