Falta de energia causa transtornos em bairros de Venda Nova

A falta de energia elétrica afeta diretamente a rotina das famílias, podendo causar inúmeros problemas

29/01/2025 08h08 - Atualizado há 6 dias
Falta de energia causa transtornos em bairros de Venda Nova
Freepik

A noite e a madrugada desta terça-feira (28/01/2025) foram marcadas por transtornos em diversos bairros de Venda Nova e região, devido a oscilações e suspensão no fornecimento de energia elétrica. A interrupção, de acordo com os leitores do vendanova.com.br afetou principalmente os bairros como Piratininga, Mantiqueira, São João Batista, Minas Caixa, Jardim Leblon, Lagoa, Rio Branco, Letícia, Canaã, Vila Clóris, Jardim dos Comerciários, Santa Amélia, Juliana, São Bernardo, Planalto, Santa Mônica, Jardim Europa, Jaqueline, Landi, Pedra Branca, Europa, Parque São Pedro, Maria Helena, Granja Wernek e Céu Azul.

Oscilações e Apagão Total

Moradores relataram que a energia começou a oscilar por volta das 20h, indo e voltando diversas vezes antes de um apagão total. A situação permaneceu instável durante a madrugada, causando diversos transtornos para quem depende da eletricidade para atividades essenciais. A energia no bairro São João batista só retornou por volta das 6h desta quarta-feira;

Impacto nas Residências

A falta de energia elétrica afeta diretamente a rotina das famílias, podendo causar inúmeros problemas:

  • Alimentos Estragando: Sem refrigeração adequada, moradores temem prejuízos com alimentos armazenados na geladeira e no freezer.
  • Falta de Água: Em prédios e casas que dependem de bombas elétricas, a água não chegou às torneiras.
  • Insegurança: Ruas e casas ficaram sem iluminação, aumentando a sensação de vulnerabilidade e risco de furtos.
  • Desconforto e Calor: Com a alta temperatura, moradores relataram dificuldades para dormir sem ventiladores e ar-condicionado.
  • Danos em Eletrodomésticos: A oscilação de energia pode ter causado queima de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos sensíveis.
  • Dificuldade de Comunicação: Sem internet e com celulares descarregados, muitas pessoas ficaram sem contato com familiares e serviços emergenciais.

"Ficamos sem luz por horas, e o pior foram as oscilações antes do apagão total. Corremos para desligar os aparelhos", afirmou um morador do bairro São João Batista.

O que Fazer em Caso de Oscilações de Energia?

  • Desligue aparelhos eletrônicos para evitar danos com oscilações de tensão.
  • Evite abrir a geladeira e o freezer para manter a refrigeração dos alimentos por mais tempo.
  • Utilize lanternas e evite velas, para prevenir incêndios.
  • Registre a ocorrência junto à Cemig, pelo telefone 116 ou pelo site oficial.

 

O que diz a Cemig?

A Cemig informa que registrou, às 19h32 da última terça-feira (28), uma ocorrência na subestação Vespasiano 2, que ocasionou interrupção parcial do fornecimento de energia para clientes de bairros localizados em Belo Horizonte e regiões da RMBH. O restabelecimento foi realizado de forma gradual a partir das 19h36. A ocorrência foi encerrada às 23h45 de ontem, com a normalização do fornecimento. As causas estão em apuração pela companhia.

Caso algum cliente ainda relate interrupção, a orientação é acionar a Cemig por meio dos canais de atendimento, como o telefone 116, e abrir chamado para falta de energia.

Orientações sobre ressarcimento de danos podem ser obtidas neste link 


Notícias Relacionadas »