49º Batalhão da Polícia Militar registra queda expressiva na criminalidade em Venda Nova

As prisões por tráfico de drogas aumentaram 47,74%

10/04/2025 16h37 - Atualizado há 1 semana
49º Batalhão da Polícia Militar registra queda expressiva na criminalidade em Venda Nova
Divulgação PMMG

O 49º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pelo policiamento na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, apresentou resultados positivos na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Sistema de Gestão Operacional da PMMG, houve redução significativa em diversos tipos de crimes, atribuída à intensificação das ações do efetivo policial.

Segundo o levantamento, os crimes contra o patrimônio apresentaram queda, com destaque para a redução de 13,64% nos roubos. Os crimes contra a pessoa também diminuíram: homicídios consumados caíram 41,67% e os tentados, 22,22%. Nos crimes contra a dignidade sexual, os casos de importunação sexual recuaram 20%.

Esses resultados estão ligados à intensificação das operações policiais na área de atuação do batalhão. As abordagens a motocicletas aumentaram 337,97% e a fiscalização de veículos cresceu 57,80%. O número de prisões de autores de crimes em geral subiu 22,05%, enquanto as prisões por tráfico de drogas aumentaram 47,74%. As abordagens a pessoas em atitude suspeita cresceram 21,60%.

O comandante e a tropa do 49º BPM reforçaram o policiamento ostensivo e ampliaram as operações em áreas estratégicas, o que contribuiu para a maior sensação de segurança da população. A colaboração da comunidade, por meio de denúncias anônimas ao Disque-Denúncia 181 — serviço gratuito e sigiloso — tem sido fundamental no mapeamento e combate a crimes.

“A Polícia Militar de Minas Gerais caminha para os seus 250 anos, sustentada pelo compromisso com a ordem e a segurança pública. Os resultados do 49º BPM refletem o empenho dos policiais militares. A redução da criminalidade em Venda Nova é fruto de planejamento baseado em inteligência e presença ostensiva. Atuamos de forma proativa, antecipando crimes e protegendo a população. A integração com a comunidade fortalece nossa eficácia. Com a colaboração de todos, seguiremos com responsabilidade, firmeza e excelência operacional”, declarou o tenente-coronel Luiz Henrique Vitor Soares, comandante do 49º BPM.

 


Notícias Relacionadas »