Uma câmera de celular na mão e muitas memórias na cabeça. Os moradores de Venda Nova que desejam aprender sobre produção audiovisual, além de registrar a história do bairro que deu origem à regional, já podem se inscrever na oficina do projeto “Um bairro, suas histórias, memórias e gerações”. A iniciativa, realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), em parceria com o Centro Cultural Venda Nova e a Ulster University (Irlanda do Norte), tem como objetivo capacitar moradores a partir de 16 anos de idade para a produção de um documentário sobre as memórias e transformações do Bairro Venda Nova a partir dos relatos e lembranças dos avós. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, que estará disponível até o preenchimento total das vagas, que são limitadas.
Dividida em três encontros, que serão realizados entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, a oficina vai orientar os participantes sobre captação e edição de vídeos com o celular e, em seguida, envolvê-los na produção de um documentário que registra Venda Nova sob o olhar de quem vive no bairro. O filme reunirá entrevistas com as avós, imagens de arquivo do MIS BH e gravações inéditas feitas pelos moradores. Tanto as entrevistas quanto o documentário integrarão o acervo do museu e, após o lançamento, serão disponibilizados no canal do MIS BH no YouTube.
As atividades serão conduzidas pela pesquisadora, produtora multimídia e professora da Ulster University Laura Aguiar, com apoio da equipe do MIS BH e de convidados. O primeiro encontro está marcado para o dia 30 de agosto (sábado), no Centro Cultural Venda Nova, das 10h às 12h45, quando os alunos terão uma introdução à história do bairro e aprenderão técnicas de filmagem com celular.
O segundo encontro acontece no Museu da Imagem e do Som, no dia 6 de setembro (sábado), das 13h às 18h. A programação inclui um bate-papo sobre formas criativas de preservar narrativas, com a professora Ana Montalvão, além de uma oficina de edição de reels ministrada por Thiago Silva, o “Thi” do podcast Pod Ônibus. Para este dia, será disponibilizado aos participantes transporte gratuito para o MIS BH entre Venda Nova e o museu.
Para finalizar, o terceiro encontro será realizado novamente no Centro Cultural Venda Nova, no dia 8 de setembro (segunda-feira), das 19h às 20h30, quando os participantes irão se reunir para fazer o backup de todo o material, revisar as imagens, escrever legendas e discutir sobre catalogação.
Serviço