Neste sábado (18), a Prefeitura de Belo Horizonte promove o Dia D da Campanha de Multivacinação com a abertura de 155 pontos de oferta de imunizantes para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para ampliar o acesso, todos os centros de saúde da capital, o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti estarão abertos das 8h às 17h. Os endereços estão disponíveis on-line.
Neste dia de grande mobilização estarão disponíveis os imunizantes que fazem parte do calendário de vacinação do SUS: contra rotavírus, varicela, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, Papilomavírus Humano (HPV), febre amarela, dengue e gripe, a pentavalente e a tríplice viral. As doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação de cada criança e adolescente. As vacinas contra a covid-19 e a BCG são ofertadas exclusivamente em locais de referência.
Além do público elegível para a Campanha de Multivacinação, pessoas com idade entre 15 e 19 anos poderão aproveitar o Dia D para receber a vacina contra o HPV. A ação segue orientação do Ministério da Saúde e contempla adolescentes e jovens nessa faixa etária que ainda não receberam a dose única do imunizante. Outra oportunidade é para pessoas que tenham até 59 anos e ainda não se vacinaram contra a febre amarela e sarampo. O objetivo é colocar as aplicações em dia e garantir proteção contra essas doenças.
No momento da vacinação é necessário apresentar a caderneta de vacinação para conferência e atualização da situação vacinal. Também é necessário levar um documento de identificação com foto e CPF.
Para animar o sábado de vacinação no Parque Municipal haverá a presença do Zé Gotinha e das mascotes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, do Cruzeiro e do Clube Atlético Mineiro.
Ainda como parte da programação, o “Fiocruz pra Você”, promovido pela Fiocruz Minas, contará com ações voltadas para públicos de todas as idades. Entre as atrações haverá microscópios e lupas para observação de mosquitos e outros materiais biológicos. O público também poderá conhecer de perto o ciclo evolutivo de insetos, além de ter acesso a um material sobre o Aedes aegypti e outros mosquitos vetores de doenças.
Divulgação da campanha
Para sensibilizar a população sobre a importância da Campanha de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) tem feito divulgações nas redes sociais oficiais do município, nas emissoras de TV, traseiras dos ônibus e nos abrigos de passageiros.
Além disso, a equipe de mobilização da SMSA, o Mobiliza SUS, tem distribuído materiais informativos em locais de grande circulação, como praças. A Secretaria Municipal de Educação também apoia a campanha, divulgando aos pais e responsáveis a importância de manter atualizados os cartões de vacinação. Essa estratégia é indispensável para alcançar o público-alvo.