Os consumidores atendidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vão pagar mais caro pela conta de luz a partir desta quinta-feira (28). O reajuste tarifário anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e terá efeito médio de 6,50% para os clientes da distribuidora.
Para os consumidores residenciais, classificados na categoria baixa tensão, o aumento médio será de 5,21%. Já os clientes de alta tensão, como indústrias e grandes empresas, terão reajuste médio de 9,43%.
Segundo a Aneel, o reajuste foi influenciado pelos custos de transmissão e compra de energia, além de componentes financeiros do setor elétrico. A agência informou ainda que a antecipação de recursos ligados à repactuação das cotas de Uso de Bem Público ajudou a reduzir parte do impacto nas tarifas.
A Cemig atende cerca de 9,8 milhões de unidades consumidoras em Minas Gerais. As novas tarifas terão validade até 27 de maio de 2027.
Além do reajuste anual, os consumidores também enfrentam a cobrança da bandeira tarifária amarela neste mês de maio. Com isso, há acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, devido à redução das chuvas e ao maior uso de usinas termelétricas no país.
O impacto total do aumento será percebido de forma gradual nas próximas faturas, já que as contas podem incluir períodos com tarifas antigas e novas, conforme a data de leitura do medidor.