Professores da rede municipal encerram greve após 45 dias

Categoria decidiu retomar as atividades após avanços nas negociações; aulas devem estar normalizadas nesta quinta-feira (11)

3 Min
Professores da rede municipal encerram greve após 45 dias
www.vendanova.com.br

Os profissionais da educação da rede municipal de Belo Horizonte decidiram encerrar a greve iniciada em 27 de abril. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (10), durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), na Praça da Estação, no Centro da capital.

Com o fim da paralisação, que durou 45 dias, a expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que todas as aulas estejam normalizadas a partir desta quinta-feira (11).

A categoria avaliou que o movimento resultou em avanços importantes nas negociações e abriu espaço para novas discussões sobre a gestão da educação pública municipal.

Conquistas apontadas pelo sindicato

Entre as principais reivindicações apresentadas durante a greve estavam a aplicação do reajuste de 5,4% do Piso Nacional do Magistério, o corte de ponto dos servidores que aderiram à paralisação e questões relacionadas à ampliação da contratação de profissionais por meio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Segundo o sindicato, uma das principais conquistas foi a alteração de pontos da regulamentação das parcerias entre a Prefeitura e as OSCs.

De acordo com a entidade, ficou garantido que as atividades docentes e pedagógicas continuarão sendo exercidas exclusivamente por professores concursados da rede municipal. O sindicato também destacou que as OSCs terão atuação restrita ao apoio aos estudantes, sem exercer funções de docência.

Outro ponto celebrado pela categoria foi a exigência de que futuras contratações realizadas por essas organizações ocorram por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), medida que busca ampliar a transparência e reduzir indicações políticas.

Mobilização continuará

Apesar do encerramento da greve, o Sind-Rede/BH informou que a mobilização dos trabalhadores continuará nos próximos meses.

A entidade pretende acompanhar o cumprimento dos acordos firmados durante as negociações, além de discutir a reposição dos dias letivos e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à educação municipal.

Também estão previstas visitas à Câmara Municipal, reuniões com órgãos de controle e plenárias para debater os desdobramentos do movimento e o calendário de reposição das aulas.

Prefeitura prevê retorno total das atividades

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que foi comunicada oficialmente sobre o encerramento da greve ainda na tarde desta quarta-feira.

Segundo o Executivo municipal, a reposição das aulas será discutida em uma agenda específica com o sindicato nos próximos dias.

A administração também ressaltou que grande parte das unidades escolares já havia retomado as atividades antes mesmo da assembleia que definiu o fim da paralisação. Com o retorno dos profissionais às escolas, a expectativa é de que estudantes e famílias retomem a rotina normal de ensino a partir desta quinta-feira.


FONTE: © www.vendanova.com.br – Portal de notícias de Venda Nova | Belo Horizonte – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vendanova.com.br/.