Hospital Risoleta Neves enfrenta superlotação e suspende novos atendimentos
Segundo a instituição, todos os usuários que já se encontram dentro da unidade serão atendidos
22/01/2025 12h52 - Atualizado há 1 semana
Sarah Dutra / UFMG
Diante de um quadro extremo de superlotação, o Hospital Risoleta Tolentino Neves anunciou, nesta quarta-feira (22), não ter condições estruturais e de espaço físico para receber novos pacientes. Segundo a instituição, a diretoria notificou a Rede de Urgência e Emergência de BH, solicitando apoio no processo de encaminhamento de pacientes para outras unidades da Rede SUS.
Conforme nota divulgada pelo hospital, a capacidade de atendimento no pronto-socorro da unidade é de 90 pacientes, simultaneamente, mas o número tem se mantido frequentemente acima dessa referência. Hoje (22), o hospital amanheceu com um total de 180 pacientes, o dobro do previsto para o bom funcionamento do local.
Ainda, segundo a instituição, todos os usuários que já se encontram dentro da unidade serão atendidos e “estão sendo adotadas todas as medidas para reavaliação dos doentes, agilização para realização do apoio diagnóstico e de outros recursos que possam assegurar uma desospitalização (alta hospitalar) segura dos doentes, possibilitando uma movimentação adequada e mais ágil dos pacientes em atendimento ou internação”, destaca a nota.
O hospital finaliza o texto dizendo que lamenta o desconforto e “reafirma seu compromisso de, mesmo diante de todos os desafios, prestar uma assistência aos pacientes com segurança e qualidade”, conclui.