A Prefeitura de Belo Horizonte promove a 1ª edição da Copa EJA de Venda Nova com a participação de 12 equipes de dez escolas municipais da regional, com competições de futsal (masculino) e queimada (equipes mistas). A previsão é que as disputas ocorram até novembro, com os jogos finais no CAC Venda Nova.
A competição é realizada pela Diretoria Regional de Educação, com apoio das gerências da EJA e de Esportes. Os objetivos principais são fortalecer os vínculos dos estudantes com as escolas, promover o sentimento de pertencimento e estimular a permanência nos estudos durante o segundo semestre, por meio do esporte, da convivência e da integração entre unidades escolares.
Mais da metade dos estudantes matriculados na EJA são jovens entre 15 e 18 anos. As escolas participantes são: Adauto Lúcio Cardoso, Cora Coralina, Cônego Raimundo Trindade, Dora Tomich Laender, Gracy Vianna Lage, Joaquim dos Santos, Moysés Kalil, Professor Moacyr Andrade, Professor Pedro Guerra e Professora Ondina Nobre.
“Queremos promover um evento bem organizado, que valorize a trajetória e fortaleça a permanência escolar dos participantes. Pretendemos para os próximos anos a inclusão de novas modalidades esportivas, o envolvimento de outras regionais de BH e a ampliação do número de escolas envolvidas”, afirma Marcelo Dias, referência pedagógica na Regional Venda Nova e idealizador da competição.
A competição conta com a plataforma digital da Copa Fácil, que permitirá aos estudantes, professores e comunidade escolar acompanharem os jogos, resultados, classificação e artilharias, além da galeria de imagens e destaques dos jogos.