A partir desta terça-feira (1º), o preenchimento do Formulário de Identificação do Condutor Infrator (FICI) deverá ser realizado exclusivamente on-line pelo portal multas.pbh.gov.br. O serviço integra a estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte de oferecer, cada vez mais, serviços digitais.
A alteração no registro traz mais agilidade na análise documental; redução do risco de extravio de documentos; acompanhamento de todo o processo pelo cidadão; levantamento de mensagens sobre irregularidades; além da possibilidade de alteração de dados, dentro do prazo regulamentado.
Por meio do FICI, o cidadão pode indicar o condutor que estava conduzindo o seu veículo no momento do cometimento da infração. Dessa forma, após a análise da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito / CET – MG, a pontuação equivalente à gravidade da infração poderá ser atribuída ao condutor indicado.
Passo a passo para solicitar e acompanhar o registro do FICI
Todos os detalhes como o passo a passo, perguntas frequentes, prazos, serviços relacionados e acompanhamento podem ser acessados pelo portal de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte ou no PBH APP. O cidadão também pode se informar sobre vários serviços on-line relacionados à multa de trânsito, como: Defesa da Autuação, Multas de Trânsito - Conversão da Autuação em Advertência, Informações sobre Notificações de Trânsito/Multa, Solicitação de Informações sobre Veículos Removidos (Reboque), dentre outros.