O som do gongo, o calor do ringue e a vibração da torcida. Para Luís Gustavo (direita na foto), mais conhecido como “El Tripa”, cada luta é muito mais do que um combate: é um grito de superação, esperança e orgulho de suas raízes. Morador da comunidade Vila do Índio, em Venda Nova, ele se prepara para representar Minas Gerais em um dos maiores eventos de Muay Thai do Brasil — o Aspera N1, que acontece em Florianópolis.
Nascido na Bahia e criado em Belo Horizonte, El Tripa chegou à capital mineira ainda menino, trazido pela mãe com poucas roupas e muitos sonhos. “Ela sempre lutou pra me dar de tudo. Foi minha primeira inspiração”, conta. A trajetória no esporte, no entanto, começou em um momento delicado de sua vida, durante a separação dos pais. Foi quando conheceu o Muay Thai por meio da equipe Búfalo BH, liderada pelo mestre Glauco Mendes.
“Eu não tinha dinheiro para pagar a mensalidade. Mesmo assim, o mestre fundou o projeto social da equipe Búfalo, que me acolheu e me deu a chance de treinar. Quando eu estava no tatame, não pensava em mais nada. Aquilo me fazia muito bem”, lembra o atleta.
A primeira luta veio com a inscrição bancada pela própria equipe. E a vitória não foi apenas no placar: foi uma descoberta. “Ali eu percebi que era isso que eu queria para minha vida. Apesar dos desafios, o esporte me manteve longe das drogas e do crime, que são os maiores riscos para jovens como eu.”
Hoje, com a maturidade e a paixão lapidadas pelo tempo e pelos treinos, El Tripa se prepara para uma luta profissional em Santa Catarina, levando consigo não apenas as cores de sua equipe, mas também os sonhos da comunidade. “Sempre que entro no ringue, sei que o povo da minha quebrada está torcendo por mim. Isso gera uma união entre eles. Me sinto mais forte e muito grato.”
A participação no Aspera N1 só foi possível graças ao apoio de parceiros locais, como Thiago da Farmácia que estão contribuindo para custear a viagem. “Quero representar minha equipe, minha cidade e todos os atletas de Minas. Quero estar entre os melhores do país — e depois do mundo. Mas, acima de tudo, quero mostrar para os jovens que eles também podem sonhar e conquistar um futuro longe do crime.”
Com coragem, disciplina e apoio da comunidade, Luís Gustavo transforma os socos e chutes do Muay Thai em um verdadeiro manifesto de transformação social. Um exemplo vivo de que, com oportunidade e determinação, o ringue da vida pode ser vencido — round após round.
Para adquirir o pay-Per-view da luta utilizando o cupom de desconto do atleta: GustavoElTripan1 basta clicar no link