Ministério da Saúde lança campanha nacional para incentivar doação regular de sangue

Com a chegada do inverno e o período de férias escolares — momentos em que as doações tendem a cair — a Fundação Hemominas reforça o chamado à população

22/06/2025 09h31 - Atualizado há 1 semana
Ministério da Saúde lança campanha nacional para incentivar doação regular de sangue
Agência Gov
O Ministério da Saúde lançou a campanha “Doe Sangue. Você Pode”, com o objetivo de incentivar a população a realizar doações regulares e manter os estoques de sangue em níveis seguros em todo o país. A ação terá veiculação permanente ao longo do ano em diversos canais, como rádio, TV, redes sociais, mobiliários urbanos e painéis digitais.
 
Mesmo com os números dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — que sugere pelo menos 1% da população como doadora —, o governo federal reforça a importância de campanhas permanentes. Em 2024, 1,6% dos brasileiros doaram sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram coletadas 3.248.737 bolsas de sangue. Esse número subiu para 3.310.025 em 2024. Até maio de 2025, já foram registradas 831.518 doações. As transfusões acompanharam o aumento: de 3.088.332 em 2023 para 3.178.138 em 2024.
A campanha deste ano aposta na familiaridade da população com a expressão “dar o sangue” e propõe que o gesto simbólico de esforço diário possa ser transformado em um ato concreto de solidariedade que salva vidas.
 

Doação salva vidas e contribui para produção de medicamentos

 
Além de ajudar pacientes em cirurgias, transplantes e tratamentos oncológicos, o sangue doado é essencial para a produção de hemoderivados utilizados no tratamento de doenças crônicas. Como não existem substitutos artificiais para o sangue humano, a doação voluntária continua sendo a única fonte segura para abastecer os estoques nacionais.
 
O sangue doado é separado em diferentes componentes — como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado — e pode beneficiar mais de uma pessoa. A Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados visa à autossuficiência do Brasil neste setor e ao fortalecimento das ações integradas entre União, estados e municípios.
 
Quem pode doar
 
Para ser um doador, é necessário:
 
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis).
Estar em boas condições de saúde.
Pesar mais de 50 quilos.
Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação).
Apresentar documento oficial com foto.
A primeira doação, no entanto, só pode ser feita por pessoas com até 60 anos.
 
Locais de doação em Belo Horizonte
 
Em BH, os principais pontos de coleta são:
 
Hemominas BH: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia. Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h. Agendamento: www.hemominas.mg.gov.br ou telefone 155 (opção 8)
.
Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da UFMG: Av. Alfredo Balena, 110 – Santa Efigênia. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
 
Com a chegada do inverno e o período de férias escolares — momentos em que as doações tendem a cair — a Fundação Hemominas reforça o chamado à população. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um gesto simples, rápido e que faz toda a diferença”, destacou a instituição.
 
Os interessados devem consultar os canais oficiais para informações detalhadas sobre critérios, contraindicações e agendamento.

Notícias Relacionadas »