Prefeitura conclui ação de limpeza no Córrego do Índio com retirada de 40 toneladas de resíduos

Operação mobilizou equipes e recolheu lixo, entulho e resíduos de manutenção ao longo das margens do córrego

3 Min
Prefeitura conclui ação de limpeza no Córrego do Índio com retirada de 40 toneladas de resíduos
© www.vendanova.com.br – Portal de notícias de Venda Nova | Belo Horizonte – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia.

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu nesta quinta-feira (18) uma ampla ação de limpeza e manutenção às margens do Córrego do Índio, no bairro Jardim Leblon, região de Venda Nova. Os trabalhos foram realizados em diversos pontos próximos às ruas Humberto Campos, Várzea da Palma e Felippe Immesi.

Durante a operação, as equipes executaram serviços de roçada, capina, remoção de entulho e limpeza das margens do córrego. Ao final dos trabalhos, foram retiradas aproximadamente 40 toneladas de materiais, incluindo lixo descartado irregularmente no leito e nas margens do Córrego do Índio, além dos resíduos gerados pelos serviços de capina e roçada realizados ao longo da área atendida.

Segundo o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Juninho Paim, a limpeza dos espaços públicos é uma prioridade da administração municipal e atende a uma diretriz do prefeito Álvaro Damião.

“Concluímos mais uma importante ação de limpeza na região de Venda Nova, com a retirada de cerca de 40 toneladas de materiais das margens do Córrego do Índio. Esse resultado demonstra o empenho das equipes da Prefeitura, mas também chama a atenção para a necessidade de conscientização da população. A orientação do prefeito Álvaro Damião é manter os espaços públicos limpos, conservados e seguros para todos. Para isso, é fundamental que os moradores evitem o descarte irregular de lixo e entulho, contribuindo para a preservação ambiental e para a qualidade de vida da comunidade”, afirmou.

>> Siga nossa página no Instagram: @vendanova.com.br

A ação teve como objetivo preservar o meio ambiente, melhorar o aspecto urbano da região, evitar a proliferação de animais peçonhentos e reduzir riscos de obstrução da drenagem, fator que pode contribuir para alagamentos durante o período chuvoso.

Apesar da conclusão dos trabalhos, a Prefeitura reforça que a participação da população é fundamental para manter as margens do córrego limpas. O descarte irregular de resíduos compromete os serviços realizados, gera custos adicionais para o poder público e causa prejuízos ambientais.

Como a população pode colaborar

• Descartar o lixo doméstico corretamente, respeitando os dias e horários da coleta;

• Não jogar entulho, móveis, restos de poda ou materiais de construção em vias públicas, lotes vagos ou margens de córregos;

• Utilizar os Ecopontos da Prefeitura para o descarte correto de pequenos volumes de entulho e recicláveis;

• Manter a frente dos imóveis limpa e livre de resíduos;

• Denunciar casos de descarte irregular aos órgãos competentes;

• Conscientizar familiares e vizinhos sobre a importância da preservação dos espaços públicos.

A Prefeitura destaca que a preservação do Córrego do Índio depende do trabalho contínuo do poder público e da colaboração dos moradores. A expectativa é que, com a conscientização da comunidade, o local permaneça limpo, seguro e ambientalmente preservado.


FONTE: Divulgação / PBH
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vendanova.com.br/.