Os moradores de Venda Nova terão uma grande oportunidade para colocar a vacinação em dia neste sábado (20). A Prefeitura de Belo Horizonte promove o Dia D da Multivacinação e todas as 17 unidades de saúde da regional estarão abertas das 8h às 17h para atender a população.
A mobilização busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de reforçar a vacinação contra a gripe em um momento de alerta devido à queda das temperaturas e ao aumento dos casos de doenças respiratórias.
A ação ganha ainda mais importância diante dos números registrados na capital. Somente neste ano, os centros de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belo Horizonte realizaram mais de 279 mil atendimentos relacionados a doenças respiratórias. Além disso, foram registrados 6.220 pedidos de internação e 180 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Durante o Dia D estarão disponíveis vacinas contra gripe, poliomielite, rotavírus, hepatites A e B, HPV, febre amarela, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, pentavalente e tríplice viral.
A orientação é que pais e responsáveis levem documento de identificação, CPF, comprovante de endereço e a caderneta de vacinação para que os profissionais possam verificar se há alguma dose em atraso.
Apesar da ampla oferta de doses, a cobertura vacinal contra a gripe ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até o momento, foram vacinados 58,3% dos idosos, 44,7% das gestantes e 43,7% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Com a previsão de frio intenso nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização para evitar complicações, internações e mortes causadas por doenças respiratórias.