Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Prefeitura de Belo Horizonte preparou um esquema de limpeza, segurança, trânsito e transporte para este domingo (27), data do segundo turno das eleições. Confira abaixo as ações:
Cerca de 50 garis e nove caminhões serão disponibilizados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para ações de limpeza, no domingo, de 8h às 21h. Na segunda-feira (28), mais 100 garis serão acrescidos ao efetivo normal da varrição na cidade, totalizando um total de 700 garis nas ruas.
Os garis vão recolher os papéis e outros materiais lançados indevidamente nas vias públicas, principalmente nos locais de votação. A previsão é que esta parte da limpeza seja concluída na manhã de terça-feira (29). Já o recolhimento dos materiais mais pesados, como suportes de bandeiras, deve ser realizado ao longo da semana.
Os locais de votação também vão ser submetidos a uma limpeza prévia, com varrição e capina, quando necessário.
A expectativa é que o lixo gerado seja menor do que o verificado no primeiro turno, quando a SLU recolheu cerca de 187 toneladas de resíduos provenientes das eleições, incluindo panfletos, blocos de concreto, banners, suportes metálicos e placas, entre outros. A SLU pede à população que não descarte no chão santinhos, panfletos ou qualquer outro tipo de resíduo.
Segurança
A Prefeitura de Belo Horizonte manterá um efetivo de 200 agentes da Guarda Civil Municipal e uma frota de 80 viaturas empenhados na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança da população que comparecer aos locais de votação. Os guardas municipais terão ainda o reforço das equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), potencializando as rondas preventivas que abrangerão as nove regionais da capital.
A junção de forças tem como objetivo permitir que os agentes otimizem o patrulhamento preventivo, a partir de orientações obtidas junto à equipe da Sala de Controle Integrado (SCI) que atuará no monitoramento das imagens captadas por mais de 4,5 mil câmeras visualizadas pelo COP-BH, fazendo também a interlocução com as demais instituições municipais que estarão agindo nas ruas. O objetivo é combater a desordem urbana e coibir atos de vandalismo que resultem em danos ao patrimônio público ou possam comprometer o bom funcionamento das zonas eleitorais.
No primeiro turno, a Guarda Civil Municipal não registrou nenhuma ocorrência relacionada especificamente com a votação.
Trânsito e transporte
O transporte coletivo municipal será gratuito e contará com reforço de viagens. Serão também realizadas intervenções de trânsito no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos cartórios eleitorais e nos principais locais de votação em todas as regionais da cidade.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHtrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) vão monitorar o trânsito e a operação do transporte na capital.
O transporte coletivo de Belo Horizonte será gratuito durante todo o domingo (de 0h até às 23h59), em todas as linhas de ônibus convencionais, do MOVE e suplementares. Serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo, representando um acréscimo de 45% na oferta de ônibus. Além disso, o sistema de transporte coletivo municipal operará com as linhas de um dia útil, mas mantendo também os atendimentos típicos de um domingo, como as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.
Os passageiros devem passar pela roleta, utilizando o Cartão BHBUS, ou, caso não tenham o cartão, solicitar a liberação ao motorista. Ao utilizar o Cartão BHBUS, nenhum valor será debitado. A medida serve apenas para a contagem de passageiros.
A gratuidade no transporte público coletivo de passageiros da capital em dia de eleição é assegurada pela Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral, garantindo que os cidadãos possam exercer o direito ao voto.
Cartazes estão afixados dentro dos ônibus e nas estações de integração e transferência, informando sobre a gratuidade no dia da eleição. Os quadros de horários estão disponíveis no Portal da PBH, indicados como “DOMINGO ELEIÇÃO”. Os passageiros podem acessar as informações da linha por meio do QR Code disponível nos cartazes.