Programa Superar abre mais um núcleo de atendimento em Venda Nova

A ação promove a inclusão social das pessoas com deficiência, por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento.

18/11/2024 18h47 - Atualizado há 2 meses
Programa Superar abre mais um núcleo de atendimento em Venda Nova
Divulgação / PBH
O Programa Superar abriu mais um núcleo de atendimento às pessoas portadoras de deficiência: a quarta unidade começou a funcionar dentro da Escola Municipal Moysés Kalil, Rua Afonso Pereira da Silva, 10 no bairro Mantiqueira. A nova unidade do Superar já está atendendo a 20 estudantes da própria escola.
 
Por enquanto, são oferecidas quatro modalidades esportivas: futsal, basquete, natação e tênis de mesa.
 
Neste primeiro momento, estão sendo atendidos pelo programa apenas alunos da escola elegíveis para modalidades paradesportivas. Em um segundo momento, a ideia é abrir para alunos de outras escolas com o mesmo perfil.
 
“Começamos uma ação dentro de escolas municipais. A primeira é a Moysés Kalil, em uma parceria com a Secretaria de Educação. Toda a atividade é monitorada e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Estamos realizando um sonho ajudando essas pessoas”, garantiu João Bernardo, gerente do Programa Superar.
 
A diretora da escola, Geise Santana da Rocha Maciel, conta como a vida dos alunos mudou com a chegada do Programa. "Desde que começou em setembro, tem sido uma iniciativa transformadora para nossos alunos com transtornos e deficiências. Através de atividades esportivas como natação, futebol e tênis de mesa, eles são incentivados a superar suas limitações, descobrir suas habilidades e, acima de tudo, a se sentir acolhidos. É emocionante observar o progresso de cada criança, que chega com inseguranças e sai com um sorriso de autoconfiança. Para as famílias, o projeto representa uma verdadeira esperança.”
 

Programa Superar

 
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o programa Superar promove a inclusão social das pessoas com deficiência, por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento. O programa executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer atende cerca de 1 mil alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo.
 
São oferecidas 17 modalidades/atividades: iniciação esportiva, atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol, voleibol sentado, patinação, funcional e percussão e tênis de mesa.
Notícias Relacionadas »