OAB Venda Nova celebra o legado das mulheres negras com Prêmio Graça Saboia

A homenagem marcou o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

28/07/2025 11h12 - Atualizado há 15 horas
OAB Venda Nova celebra o legado das mulheres negras com Prêmio Graça Saboia
Divulgação / OAB Venda Nova

Na noite da última sexta-feira (25), a OAB/MG Subseção Venda Nova realizou a cerimônia do Prêmio Graça Saboia, no Cartório de Registro Civil e Notas de Venda Nova. A homenagem marcou o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e destacou a atuação de mulheres negras na advocacia e em diversas áreas da sociedade.

O evento foi organizado pela Dra. Isabella Lopes de Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção. Foram homenageadas cinco advogadas pela trajetória profissional: Dra. Gisele Soares Freitas, Dra. Juliana Rita Gonzaga Neves, Dra. Luciene Sudário Santos, Dra. Michelle Paola Pereira Coura e Dra. Stace Liz Carneiro.

Também receberam homenagens cinco mulheres negras com forte atuação em Venda Nova: Arabela Arimathea das Chagas Gonçalves (Dona Bela), carnavalesca e fundadora do GRES Acadêmicos de Venda Nova; Cristiana de Almeida Lopes, técnica de enfermagem do Hospital Risoleta Neves; Débora Cristina Alves Rodrigues, veterana da Polícia Militar de Minas Gerais e voluntária no apoio a mulheres vítimas de violência; Dikota Djanganga Keumzambe, liderança religiosa e coordenadora do Coletivo de Entidades Negras de Minas Gerais; e Elisete Inácio dos Santos, professora e presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região.

Graça Saboia

O prêmio leva o nome de Graça Saboia, ativista histórica do movimento negro e ex-coordenadora de políticas de igualdade racial em Belo Horizonte. Falecida em 2011, Graça também foi dirigente partidária, atuou no combate ao racismo e na proteção de mulheres em situação de violência. Seu nome hoje batiza o CRAS do bairro Morro das Pedras.

A presidente da OAB Venda Nova, Dra. Francianne Valéria da Silva, participou da cerimônia e destacou a importância de manter viva a memória e a luta dessas mulheres.

Foto: da esquerda para a direita: Arabela Gonçalves, Juliana Gonzaga, Débora Rodrigues, Elisete Inácio, Stace Liz, Francianne Valéria, Gisele Soares, Luciene Sudário, Michelle Coura, Dikota Djanganga e Cristiana Lopes.


Notícias Relacionadas »
Converse com a nossa equipe
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp