25/11/2024 às 17h59min - Atualizada em 25/11/2024 às 17h59min
Drone combate Aedes aegypti no Jardim Europa, em Venda Nova
Desde o início de 2024, já foram inspecionandos mais de 15 mil imóveis
Rodrigo Clemente / PBH A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta terça-feira (26) um mapeamento no bairro Jardim Europa, região de Venda Nova, utilizando drones para identificar focos do Aedes aegypti. A tecnologia é parte das medidas adotadas para combater o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Os drones sobrevoam áreas estratégicas definidas com base em indicadores como número de casos de doenças e presença de larvas e ovos do mosquito. Desde o início de 2024, já foram realizados 111 sobrevoos pela Secretaria Municipal de Saúde, inspecionando mais de 15 mil imóveis. Quando irregularidades são detectadas, o tipo de criadouro é analisado tecnicamente, e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) atuam para eliminar os focos.
Thaysa Drummond, subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, destaca a continuidade do trabalho após os sobrevoos. "Quando encontramos problemas, os agentes visitam os imóveis para resolver a situação e orientar os moradores sobre como evitar criadouros do mosquito", explicou.
Além do mapeamento, os drones também podem aplicar larvicida em locais de difícil acesso, utilizando tecnologia que calcula o volume de água acumulada. A prefeitura reforça que o produto usado é seguro para o meio ambiente e a população.
Moradores do Jardim Europa avaliam positivamente a ação. “É uma ótima iniciativa, especialmente em terrenos baldios, onde é difícil manter o controle”, afirma Roberto Santos, comerciante local. Já a professora Cláudia Almeida elogia o uso da tecnologia: “Com o drone, dá para alcançar lugares que antes eram inacessíveis. Isso aumenta a eficiência no combate ao mosquito”.
A medida reflete o esforço do município em utilizar soluções inovadoras para reduzir a proliferação do Aedes aegypti e prevenir surtos de doenças