Renovação do Passe Livre Estudantil para beneficiários começa na segunda-feira
Em 2024, foram mais de 15 mil estudantes contemplados pelo programa
09/01/2025 15h41 - Atualizado há 1 semana
Divulgação / PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta segunda-feira (13) o processo de renovação do Passe Livre Estudantil em 2025. Estudantes que já eram beneficiários do programa municipal em 2024 e desejam manter o recebimento do benefício neste ano devem acessar
passeestudantil.pbh.gov.br até 2 de fevereiro para conferência e atualização das informações, caso necessário.
Em 2024, foram mais de 15 mil estudantes contemplados pelo programa Passe Livre Estudantil. A renovação deve ser feita por todos que desejam continuar a receber o benefício, mesmo que não tenham mudado de escola ou de endereço. O envio da documentação comprobatória também é obrigatória e será feita de forma virtual.
Para os estudantes que ainda não são beneficiários do Passe Livre, o prazo para novas inscrições começa em 3 de fevereiro, também por meio do sistema
passeestudantil.pbh.gov.br.
Passe Livre Estudantil
O Passe Livre Estudantil é destinado a estudantes que residam a, no mínimo, 1 quilômetro de distância das escolas onde estão matriculados, situadas em Belo Horizonte. Podem acessar o programa alunos que cursam o ensino médio em escola pública ou alunos que recebem bolsa integral em escolas particulares do município, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de qualquer modalidade.
Desde 2023, o benefício contempla o valor integral das tarifas correspondentes aos percursos residência-escola-residência, fortalecendo, assim, o direito e acesso à educação dos estudantes do município, em especial aqueles em vulnerabilidade ou que pertencem a famílias que recebem benefícios sociais, por exemplo. Como consequência, a maioria das concessões é a estudantes não-brancos e periféricos, contribuindo com a redução da evasão escolar.
Como o estudante recebe o benefício? Após a renovação ou nova inscrição, o cadastro é analisado pela equipe do Passe Livre, que verifica a documentação. Se a documentação estiver correta, o cadastro é enviado para a área responsável pelo transporte público para verificação das linhas de ônibus/metrô. Feita a aprovação, o estudante recebe instruções, no site do Passe Livre, para a confecção do cartão BHBus que deve ser utilizado para acessar o benefício.